POSTADO EM 18 ago 2021 · Administração · pirenópolis · pirenopolisnossobemmaior · segurança · patrulha rural

Prefeitura doa placas para o policiamento rural de Pirenópolis e povoados

A identificação garante mais agilidade ao atendimento em situações de emergência

Na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito Nivaldo Melo recebeu integrantes do Comando de Missões Especiais do Batalhão de Polícia Militar Rural. A prefeitura promoveu a doação de 500 placas para a patrulha rural georreferenciada. Esta patrulha tem como objetivo cadastrar as propriedades rurais, que recebem a placa com um número sequencial, a fim de ser afixada na entrada da propriedade.

“Hoje, estamos entregando estas placas. Mas, a ação é contínua e iremos fornecer quantas forem necessárias à medida que as propriedades forem cadastradas”, afirmou o prefeito Nivaldo Melo. Até o momento, com as 500 placas doadas nesta manhã ao batalhão, já são 1.300 propriedades protegidas, por este sistema, pela ação policial, ou seja, mais de 50% das propriedades rurais.

Segundo informações do comando da 2ª CIA/ BPMRURAL, a finalidade das placas é identificar a propriedade como participante do projeto de Monitoramento Rural da Polícia Militar no Estado de Goiás, gerando um efeito preventivo com a informação da presença da PM na região e facilitando a localização pelas equipes que estão em deslocamento para atendimentos de emergência.

“A placa é um instrumento essencial pra essa ação, pois garante agilidade às denúncias, diminuindo o número de dados que a pessoa tem que passar. Somente com o número de cadastro é possível identificar as coordenadas geográficas da propriedade e acionar a patrulha mais próxima”, explica o comandante da 2ª CIA/ BPMRURAL, capitão Edcarlos Silva Matos. Por meio de um Centro de Comando e Controle, as informações de cadastros de propriedades e o controle das equipes de serviço diário são centralizados e sistematizados, o que é possibilitado, graças ao georreferenciamento.

Além destas ações emergenciais, a patrulha rural também desenvolve ações ostensivas e preventivas, tais como o patrulhamento, o monitoramento e as visitas solidárias e comunitárias, estreitando o vínculo de confiança entre os moradores rurais e a PM. “Agradecemos muito à Prefeitura por esta contribuição”, afirmou o capitão. O cadastro é feito gradativamente pela polícia, mas também pode ser solicitado por meio do número 62 99631-4340.