POSTADO EM 18 jun 2021 · Mobilidade · Mobilidade · trânsito · segurança no trânsito · pedestre · educação no trânsito

Prefeitura de Pirenópolis investe em organização e monitoramento do trânsito

Intervenções visam melhorar o fluxo da cidade, sobretudo para os transeuntes

Por meio de parceria firmada com a empresa Pirilimpe, a Prefeitura de Pirenópolis está investindo em ações para melhorar o trânsito na cidade. “Estamos fazendo o monitoramento dos principais pontos de Pirenópolis, com foco no pedestre”, informa o coordenador do projeto, Fábio Cardoso.

As ações, que ocorrem nos fins de semana, visam principalmente controlar o fluxo, que é maior durante esse período. Elas são realizadas aos sábados e feriados, das 10 horas às 22 horas; e, aos domingos, das 9 horas às 17 horas. O projeto prevê, ainda, ações de médio e longo prazo, tais como a criação de bolsões de estacionamento e sinalização, dentre outras.

“O levantamento para os bolsões já feito pelo Detran, mas falta algumas etapas, como a aprovação pela Câmara Municipal”, diz Fábio. Locais de carga e descarga para comerciantes e feirantes já estão em voga na Rua do Lazer, próximo à feira do Coreto e da Igreja Matriz e ao lado das pontes de madeira e de pedra. “A prefeitura não tem medido esforços e fará tudo que for necessário para alcançar o objetivo final de humanizar o trânsito”, enfatiza.

*Responsabilidade de todos*

Segundo o coordenador, as ações são inéditas para a cidade e precisam do envolvimento de todos. “A ideia é orientar e informar; não punir”, diz. “Esse é um esforço de humanização do trânsito, de suma importância em uma cidade com as características de Pirenópolis, que não pode contar com a ajuda de placas de sinalização em certos locais, devido às restrições do Iphan”, relata.

Ele informa que estudos recentes mostram que o trânsito é um desafio para todas as cidades do mundo, mas que para cidades históricas e turísticas é ainda maior. “É necessário transformar o nosso comportamento em relação ao trânsito”, finaliza.