POSTADO EM 10 dez 2021 · Notícia · Turismo · pirenópolis · pirenopolisnossobemmaior · turismo · cultura · capital da prata

Pirenópolis, a “Capital das Joias em Prata do Centro-Oeste”

Além da certificação das joias artesanais em prata de Pirenópolis com Indicação Geográfica de Procedência concedida pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, em 2019, as joias do município contam agora com o Selo IG Brasil, uma certificação que identifica o produto como sendo brasileiro e de qualidade

A abertura do IV Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, realizado nesta quarta-feira (8), contou com o lançamento oficial do Selo Brasil de Indicação Geográfica. O selo é de grande importância e deverá acompanhar as Indicações Geográficas de produtos e serviços tipicamente brasileiros que receberam registro por reconhecimento da qualidade de produção pelo INPI, órgão responsável pela análise desses pedidos.

Pirenópolis estava muito bem representada no evento, pois é uma das 88 Indicações Geográficas do país reconhecidas pelo INPI. As Indicações Geográficas podem ter denominação de Origem ou de Procedência, como é o caso de Pirenópolis que tem reconhecida desde 2019 a IG de suas joias em prata. Em Goiás, somente outra cidade, Mara Rosa, possui IG (de Origem) pela qualidade da produção do açafrão.

“O selo IG Brasil marca a importância dos produtos nacionais. Nossas joias são feitas à mão, com prata de qualidade (de 925 a 950) e em estilo próprio, com pedras e adereços naturais”, explica Marisa Pacheco, produtora de joias em cerâmica e prata e tesoureira da Associação Cultural Ecológica Artesanal de Prata de Pirenópolis. Ela complementa: “O produto que tem esse selo ganha visibilidade e maior credibilidade, além de ser importante para o turismo local”.

A abertura do Encontro, que aconteceu presencialmente na sede do SEBRAE Nacional em Brasília, contou com a participação dos realizadores – SEBRAE, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), INPI, Organização Mundial da Propriedade Industrial (OMPI) e apoiadores do evento – Ministério da Economia e Associação Brasileira das Indicações Geográficas (Abrig).

Indicação Geográfica de Procedência

A IG das joias em prata de Pirenópolis objetiva proteger o saber dos artesãos joalheiros e o território geográfico do uso indevido de seu nome em joias fabricadas fora do município e sem os critérios estabelecidos pela titulação.

A sua difusão e seu uso promovem a atividade joalheira artesanal e agrega valor ao produto diferenciando-o no mercado tanto nacional como internacional.

Conquistas

Segundo Marisa, a ACEAPP- Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis já contabiliza outras conquistas, tais como a sinalização com placas indicativas nas rodovias estaduais para Pirenópolis informando que a cidade possui joias com IG, fazendo jus ao título de “Capital das Joias em Prata do Centro-Oeste”, uma promessa da Goiás Turismo; e um documentário sobre a IG das joias em prata, com produção a cargo do SEBRAE.

Ela também informa que “as máquinas e equipamentos, antes utilizados nos cursos de ourivesaria e lapidação do Funmineral já foram transferidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, para o Campus da UEG – Universidade Estadual de Goiás, em Pirenópolis”.

A transferência dos equipamentos visa a implantação destes cursos na UEG, em parceria com a Prefeitura, a ACEAPP e outras instituições e programas de formação profissional. Na próxima semana, o presidente da ACEAPP, Rone Moraes, e a tesoureira Marisa Pacheco serão recebidos pelo prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, para tratarem sobre este assunto e darem encaminhamentos.