POSTADO EM 08 dez 2021 · Administração · Turismo · Trânsito · pirenópolis · pirenopolisnossobemmaior · turismo · trânsito · réveillon

Feriado do dia 31 de dezembro priorizará o pedestre nas ruas do Centro Histórico de Pirenópolis

O planejamento que visa o fechamento de parte da área histórica da cidade tem como intuito proporcionar mais segurança aos transeuntes e tranquilidade aos moradores e turistas

“Sem a circulação de veículos das 10 horas do dia 31 de dezembro de 2021 até às 10 horas do dia 1º de janeiro de 2022, as ruas do Centro Histórico ficarão livres para que as pessoas possam trafegar com distanciamento, tranquilidade e segurança”, diz o prefeito Nivaldo Melo ao anunciar o fechamento de parte do Centro Histórico de Pirenópolis no feriado de Réveillon (confira o mapa). A prefeitura não realizará festas públicas em atenção à situação de pandemia, mas quer garantir um espaço de circulação seguro para quem estiver na cidade.

A decisão foi tomada após longo estudo realizado pela Superintendência de Trânsito de Pirenópolis com a opinião da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “Tivemos muito cuidado em fazer esse isolamento pensando na fluidez do trânsito e na liberação dos acessos ao hospital”, explica a superintendente de Trânsito, Roberta Pina. “Os comerciantes também deverão estar atentos às entregas, que deverão ser agendadas até às 18 horas do dia 30 de dezembro”, complementou.

Cadastramento

A Prefeitura de Pirenópolis convoca os moradores e donos de pousadas e casas de temporada do Centro Histórico para realizarem um cadastramento que garantirá acesso de veículos no dia 31 de dezembro. Para isso, entre os dias 13 e 20 de dezembro, o público especificado acima deverá comparecer à Superintendência de Trânsito, no prédio anexo à Prefeitura, na Rua Comendador Joaquim Alves, nº 28, Centro, munidos de RG e CPF, documento do veículo e comprovante de endereço para garantirem as credenciais. O atendimento será realizado no horário comercial, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta.

O cadastramento é necessário somente para moradores e donos de pousadas e casas de temporada do Centro Histórico e viabilizará acesso à área até às 18 horas do dia 31 de dezembro. “Não será permitida a circulação de veículos após esse horário. O credenciamento é exigido somente para acesso: aquele morador que precisa chegar com as compras e os hóspedes que deverão descarregar a bagagem. Depois disso, circular somente à pé”, diz Roberta. O objetivo da Prefeitura de Pirenópolis é promover mais tranquilidade aos habitantes do Centro Histórico e organizar o trânsito para evitar tumultos, trazendo mais segurança para todos e oportunizando a tomada das ruas pelos pedestres. “A estratégia para que a ação seja um sucesso foi pensada observando variados pontos e acreditamos que será uma experiência muito interessante para todos”, finalizou a superintendente.