POSTADO EM 30 jun 2021 · Administração · benefícios · estação de tratamento de esgoto · saneago

Ampliação de sistema da ETE vai atender mais de 4 mil pessoas em Pirenópolis

Obra foi entregue à população nesta terça-feira (29). Solenidade de inauguração contou com as presenças do prefeito Nivaldo Melo, do governador Ronaldo Caiado e do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski

“Estamos felizes em receber essa obra que muito irá beneficiar a população de nosso município”, afirmou prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, durante a solenidade de entrega da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. No total, cerca de 4.1 mil pessoas serão, agora, atendidas com a conclusão das obras. Foram executados 18,6 km de rede coletora e 1.175 novas ligações de esgoto e o investimento total no sistema foi de R$ 9,3 milhões de reais, sendo cerca de R$ 5,1 milhões somente na Estação de Tratamento de Esgoto.

“Isso significa devolver a água com 94% de pureza. Isso é saúde e é também preservação do meio ambiente, de nossas nascentes e mananciais”, lembrou o governador Ronaldo Caiado.  O benefício vai transformar o atual cenário de utilização de fossas sépticas, contribuindo para a preservação do lençol freático e de importantes cursos d’água, como o Rio das Almas, que atravessa a cidade e tem grande apelo turístico – setor em que o município é destaque goiano e nacional.

Segundo o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, a execução das obras seguiu rigorosamente todas as determinações técnicas do órgão normativo em relação ao monitoramento arqueológico, a fim de preservar os casarões seculares, ruas e igrejas de arquitetura colonial.

Mais melhorias

Nivaldo Melo aproveitou a presença do governador Ronaldo Caiado para solicitar a recuperação das estradas de ligação entre Pirenópolis e outros municípios, em especial à Cocalzinho de Goiás. Também solicitou o empenho do governo para ajudar na recuperação da praça que compõe o Largo da Igreja da Matriz, “nosso cartão postal”, enfatizou.

A inauguração das obras de ampliação da ETE contou com a presença de autoridades, dentre elas os secretários das pastas de Educação, Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Pirenópolis e os deputados federais Glaustin da Fokus e Adriano do Baldy.