POSTADO EM 21 dez 2021 · Educação · Cultura · pirenópolis · festival do empadão · primeiro festival do empadão de pirenópolis · tradição · empadão

1º Festival do Empadão de Pirenópolis

História, oficinas, aula show e feirinha integraram as atividades da primeira edição do evento, uma promoção da Prefeitura de Pirenópolis

Organizado pela Prefeitura de Pirenópolis, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, o 1º Festival do Empadão de Pirenópolis foi uma verdadeira aula de tradição e cultura genuinamente pirenopolinas. “A intenção é incentivar as pessoas a preservarem a receita tradicional do empadão, com seus ingredientes e modo de fazer típicos dos nossos antepassados”, informou o secretário de Cultura do município, Ronaldo Félix.

A programação contou com oficinas de confecção de empadão com duas grandes referências nesse quesito, dona Telma Lopes Machado, da Fazenda Babilônia, e dona Cerise.  As oficinas vieram recheadas de histórias, como as contadas na oficina “Origens do Empadão”, ministrada também por dona Telma, que é pesquisadora da gastronomia do Brasil colônia.

O Sebrae integrou a programação com a oficina “O empadão como oportunidade de negócio”. A “Importância da apresentação do prato em sua originalidade” e uma feirinha fecharam a programação do festival, que perdurou durante toda a terça-feira (21).

“Foi uma oportunidade única para nós de conhecer o passo a passo tradicional da feitura do empadão pelas mãos de pessoas tão conhecedoras. É muito rico para gente”, declarou a participante do evento, Celina Alvarenga. A palestrante Telma Lopes, concorda sobre a importância do festival: “A gente preserva o tradicional empadão compartilhando o conhecimento. Essa receita é da época da minha avó e eu fico muito feliz em participar desse momento”.