POSTADO EM 29 nov 2021 · Administração · Notícia · Lagolândia · todosporlagolandia · enchente

Todos por Lagolândia

Neste domingo (28), o distrito de Lagolândia, o povoado de Capela e região foram acometidos por uma cabeça d’água, nome que se dá ao aumento repentino no nível e volume de água, no caso, do Rio do Peixe. A Prefeitura de Pirenópolis decretou estado de emergência, solicitou ação emergencial da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Enel e de suas secretarias de Saúde, Infraestrutura, Bem-Estar Social e Meio Ambiente.

Enviou imediatamente para o local um gerador de energia e instalou um ponto de apoio à população na Escola Benedita Cipriano. Ainda no mesmo dia, após reunião com todas as secretarias municipais e o comando do Corpo de Bombeiros, definiu estrategicamente as próximas ações para acolher e orientar os moradores da região e recuperar as áreas afetadas.

Logo após esse momento, equipes da Prefeitura seguiram para Lagolândia com suprimentos de higiene, limpeza, colchões, roupa de cama, cobertores, luvas, máscaras, álcool em gel, água e alimentos.

Hoje, segunda-feira (29), foi instalado um outro ponto de apoio, este no povoado de Capela, na Escola Nossa Senhora Sant’Ana. A Prefeitura disponibilizou carro-pipa para suporte aos serviços dos bombeiros e equipes para limpeza, assim como alimentação das famílias e equipes de trabalho.

A Secretaria de Saúde informa que o contato com a água e a lama deve ser evitado para evitar contaminação, uma vez que as fossas sépticas transbordaram.  Já o Corpo de Bombeiros lembra do risco de desabamentos e pede à população que não volte às casas atingidas. O acesso à Vila Propício pela ponte está interditado.
Todas as secretarias municipais estão envolvidas na força-tarefa para a recuperação da cidade (limpeza, reestruturação, equipamentos) e apoio às famílias, com roupas, comida, atendimentos de saúde e psicológicos, dentre outros.

Doações de roupas, água mineral, roupas de cama, utensílios, itens de higiene pessoal e fraldas serão muito bem-vindos e podem ser entregues na sede do 17º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Pirenópolis. Pede-se ajuda voluntária para a limpeza da lama das ruas. Quem puder ajudar é só se dirigir até a praça de Lagolândia.