CASA DE CÂMARA E CADEIA E MUSEU DO DIVINO

A antiga Casa de Câmara e Cadeia de Pirenópolis abriga hoje o Museu do Divino Espírito Santo.
O nome antigo continua a ser usado, pois lá funcionava a cadeia da cidade considerada a mais antiga do estado e construída em 1733. Em 1919 a cadeia mudou de lugar. Foi construída uma réplica idêntica próxima a ponte do Rio das Almas, onde está até hoje. A nova construção passou a abrigar também a Casa da Câmara que ficou lá até o ano de 1999. Já em 2005 devido as péssimas condições da estrutura, a cadeia deixou de funcionar no local e o IPHAN assumiu a restauração do prédio. Depois de reformado o local passou a abrigar o Museu do Divino Espírito Santo. O museu conta a história da tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis. Seu acervo foi construído através de doações resgata imagens e objetos relacionados a cultura por trás da principal festa da cidade.
Informações
Endereço: Av. Beira Rio, Centro Histórico
Visitação: Segunda, Terça, Quinta, Sexta e sábado das 8hs às 18hs Domingo e feriados das 12hs às 18hs
Entrada: $2,00 por pessoa
Instagram: @museudodivino
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A Igreja de Nossa Senhora do Rosario é a mais tradicional igreja católica estado de Goiás, dedicada à Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos pirenopolinos. A imagem de Nossa Senhora do Rosário veio para Pirenópolis em 1727, sendo a padroeira da cidade. A Igreja foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no ano de 1941. Em 5 de setembro de 2002, a igreja sofreu um incêndio que consumiu o telhado e toda parte interna do monumento. No mesmo ano iniciaram-se as obras de salvamento do edifício. O início das obras de restauração aconteceu em 2003. E um ano depois foi aberta a exposição Canteiro aberto em que o visitante pode ver aas etapas da restauração através de painéis explicativos, visitas guiadas e da própria observação do edifício.
INFORMAÇÕES
Endereço: Praça da Matriz, Centro Histórico.
Visitação: Quarta a domingo das 14hs as 17hs
Entrada: $2,00 por pessoa
IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO E MUSEU DE ARTE SACRA

A igreja Nossa Senhora do Carmo foi construída entre 1750 e 1754 por Luciano da Costa Teixeira e Antônio Rodrigues Frota. Está localizada no bairro do Carmo que recebeu esse nome em homenagem á construção. O edifício abriga, além da igreja, um museu de arte sacra. Em 1868 a igreja foi reformada conforme a arquitetura colonial e em 1935 a fachada foi modificada para o estilo arte eco, mas voltou a fazer parte do estilo colonial devido a outra reforma realizada em 1976. O museu foi inaugurado em 2009 e possui objetos de culto, imagens sacras, sinas, altares e também os túmulos dos construtores da igreja, Luciano e Antônio.
Informações
Endereço: Centro histórico, Rua do Carmo
Visitação: Quarta a Domingo das 14hs as 17hs
Entrada: $2,50
MUSEU DAS LAVRAS

O museu das lavras de ouro é uma reserva que fica a cerca de 3km da cidade. Com um pequeno museu de peças utilizadas pelo garimpo da época e uma trilha dentro da mata ciliar do Rio das Almas, o espaço abriga uma vasta galeria (canais) composta por muros de pedra usados apara lavagem do ouro. O museu funciona em uma fazenda que pertence á família desde a época da mineração do ouro realizada por escravos. O guia, atual dono da fazenda, explica detalhadamente como eram feitos os trabalhos, inclusive com demonstração de ferramentas da época. Na trilha, o visitante pode conhecer as estruturas utilizadas na mineração e percorrer o local onde o ouro era explorado. O passeio é recomendado para apreciadores de historia e para quem quer saber mais sobre a época imperial no centro do Brasil.
Informações
Endereço: Estradas das Pedreiras 2km
Visitação: Todos os dias das 09:00hs às 17:00hs
Entrada:20,00
Contato: (62)98134-4313
FAZENDA BABILÔNIA

Com mais de duzentos anos de historia, a fazenda ainda mantêm a herança da arquitetura colonial e da época em que era um grande engenho de açúcar com trabalho escravo. O passeio guiado conta detalhes sobre o funcionamento da fazenda, como nasceu a propriedade e como chegou a ser hoje uma das mais lindas atrações de Piri. Para quem mora em cidade grande e nunca teve contato com fazendas, Babilônia é certamente visita obrigatória em Pirenópolis. Outra atração na Babilônia é o delicioso brunch servido com pratos típicos que remontam ao passado da fazenda e á culinária colonial.
Informações
Endereço: GO 431 – km 3 , Pirenópolis – GO
Visitação: Sexta a Domingo das 9hs as 16hs
Importante: Entre em contato com a propriedade para saber se haverá brunch no dia da visita
Entrada: R$38,00 visitação 120,00 com café
Contato: (62) 99294-1805
MUSEU RODAS DO TEMPO

Augusto Pires costumava consertar veículos antigos de duas rodas, os quais era apaixonado. Foi aí que surgiu o sonho de montar um museu com veículos. O museu Rodas do Tempo foi inaugurado em outubro de 2010 e o visitante tem a sensação de voltar ao passado enquanto contempla os veículos antigos da coleção. Aliem das motocicletas, bicicletas motorizadas e scooters, o visitante ainda pode conhecer uma expressiva coleção de brinquedos antigos e movidos á corda.
Informações
Endereço: Av. Prefeito Luiz Gonzaga Jayme nº 172, Alto do Bonfim, na saída para as cachoeiras.
Visitação: Quinta a Domingo e feriados das 9hs as 17hs
Entrada: 25,00 por pessoa crianças menores que 5 anos não pagam
Contato: 3331-2487
IGREJA DO BONFIM

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é um templo católico, construído a partir de 1750, sendo uma das capelas urbanas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, e está localizada no Alto do Bonfim, em Pirenópolis, Goiás, Brasil. A Igreja está inserida no Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico e Histórico da Cidade de Pirenópolis, tombado pelo Iphan em 1990.
É uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade, dedicada ao Senhor do Bonfim.
Foi erguida a partir de 1750, ano em que chegou a imagem de Nosso Senhor Jesus do Bonfim, trazida de Salvador pelo sargento-mor Antônio José de Campos, estando concluída em 1754.
A imagem de Nosso Senhor do Bonfim veio de Salvador para Pirenópolis, através de um comboio com 264 escravos.
Em 1887 foi restaurada para pior, com a introdução do estilo neogótico, mas em 1937 voltou a aparência primitiva, mas ao mesmo tempo pondo fim a pintura do teto e das paredes do altar-mor, onde se podia ver todas as estações do calvário e os florões recortados nos barrados das paredes.
INFORMAÇÕES
Endereço: Rua do Bonfim S/N, Centro Histórico.
Visitação: Quarta a domingo das 14hs as 17hs
Entrada: $2,00 por pessoa
MUSEU DAS CAVALHADAS

O museu revela a origem e tradição das Cavalhadas, uma encenação entre os mouros e cristãos, representando a verdadeira batalha que houve na Europa há quase I300 anos. As Cavalhadas fazem parte da Festa do Divino Espírito Santo. No museu são expostos os figurinos e acessórios usados pelos cavaleiros durante a encenação e outros adornos como as máscaras de boi, de onça e as roupas coloridas. Além disso, também fazem parte do acervo as fotos, livros, publicações, cartazes e muitos outros objetos que contam a história das cavalhadas. O museu existe há 29 anos. Vale a pena conhecer para entender um pouco mais sobre a cultura pirenopolina.
Informações
Endereço: Rua Direita, n 39 – Centro Histórico
Visitação: Todos os dias das 10h até às 17h
Entrada: R$ 2.00
TEMPORARIAMENTE FECHADO
MUSEU DA FAMÍLIA POMPEU

O Museu da Família Pompeu é um museu privado localizado num casarão do século XVII, construído pelo comendador Joaquim Alves de Oliveira, onde, em 1830, funcionou a sede do primeiro jornal de Goiás: A Matutina Meiapontense. O acervo é constituído por fotografias, peças, jornais e instrumentos que iluminam a história regional. A visitação não é livre. Para acessar o museu é preciso agendar uma data e só é possível fazer a visita em grupo.
Informações
Endereço: Rua Nova, 31 – Centro Histórico
Visitação: Somente em grupos e por agendamento
Contato: 62.3331-1269
TEMPORARIAMENTE FECHADO