A análise documental e arquitetônica para emissão do Alvará de Construção é realizada pelo Departamento de Análises Urbanísticas e Licenciamento que está anexo à pasta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade, Obras, Habitação, Agricultura, Segurança e Trânsito (SEMOB) e pela Coletoria Municipal que integra a pasta da Secretaria Municipal de Economia, Gestão e Planejamento (SEGPLAN).
Assuntos Atendidos
O Departamento de Engenharia é responsável pela análise de diversos processos relacionados a obras e edificações no município.
⚠️Antes de iniciar qualquer solicitação, consulte o Checklist de Documentação Necessária para cada processo.⚠️
Confira abaixo a lista de Processos Atendidos:
- Solicitação do SIM-POA
- Registro de Produto Artesanal SIM-POA
- Registro de Produto de Origem Animal SIM-POA
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Documentos para aprovação de implantação de condomínio horizontal
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Documentação necessária para análise e aprovação de loteamento
Importante:
- A documentação exigida varia conforme o tipo de imóvel (residencial ou comercial), se atente ao Checklist correto para cada tipo de ocupação.
- Em casos excepcionais, não previstos em lei, haverá procedimentos próprios, a serem consultados além da apreciação dos conselhos municipais.
Principais Etapas do Serviço
- Abertura do processo administrativo;
- Análise documental;
- Análise e aprovação do projeto;
- Encaminhamento à Coletoria Municipal para emissão das taxas;
- Emissão do Alvará de Construção.
Obs.: Aprovações que dependam de decreto do Chefe do Poder Executivo (Prefeito), passam por análise técnica e posterior análise jurídica.
Prazo de Análise
Após protocolo, os processos possuem até 90 dias para conclusão do procedimento, desde que a documentação e o projeto estejam de acordo com a legislação vigente. Caso haja parecer técnico constando inconsistências e exigindo documentações complementares, o prazo retorna ao inicial após juntada pela parte interessada
Dúvidas e Atendimento
Atendimento com Analistas Técnicos: Horários para esclarecimento de dúvidas são agendados previamente pelos telefones (62) 99413-1110, (62) 99415-4676 ou (62) 99412-8503, com dias e horários específicos para cada analista/plantão de dúvidas.
Atendimento Administrativo: Para consultas de processos ou dúvidas sobre o trâmite, há servidores administrativos disponíveis via telefone, presencialmente ou pela aba “Consultar Processos” no site da Prefeitura:
https://pirenopolis.prodataweb.inf.br/sig/app.html#/servicosonline/andamento-processo/
Contatos Úteis
Setor de Protocolo: (62) 99413-1110 ou (62) 99412-8503
E-mail: engenhariaalvara@pirenopolis.go.gov.br