Cachoeira Usina Velha

A Usina Velha, na verdade, não é uma cachoeira, mas uma série de pequenas quedas. O lugar tem esse nome porque ali funcionava a usina de produção de energia elétrica de Gastão de Siqueira.

A maior queda, de uns 10 metros, desaba das ruínas da barragem de concreto da usina. Localizada no Ribeirão do Inferno, um dos afluentes do rio das Almas, a Usina Velha é de fácil acesso. Basta seguir pelo Alto do Bonfim até a estrada de acesso para o Parque do Pireneus, então vira para a esquerda na placa, passa na ponte de madeira que dá acesso às pedreiras, próximo à Meia Lua, e chega numa guarita.

Depois da guarita é preciso tomar cuidado para não se perder, já que as placas são pequenas e um pouco confusas. Se você for em dia útil, não cobram a entrada, mas aí é necessário redobrar a atenção, pois a estrada é a mesma por onde transitam os caminhões que transportam as pedras da Pedreira da Prefeitura.

Você tem que parar o carro uns quinhentos metros distante da Usina Velha e seguir a pé. Mas depois que chega ao local vale a pena. É lindo. A água é fria! mas depois que acostuma é gostoso demais.

LOCALIZAÇÃO.:

Endereço: R. do Frota, 888 – Vila Pompeu II, 6km do Centro Histórico;

Contato: (62) 3335 8515;

Horário de funcionamento: das 09:00h às 17:00h;

Valor por pessoa: Visite o site da empresa ou ligue no contato!