ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 02 jul 2021 · Saúde · pirenópolis · pirenopolisnossobemmaior · saúde · saúdenossobemmaior · combate à dengue · arrastão contra a dengue · todos juntos todo dia contra a dengue

“Todos juntos, todo dia, contra a Dengue”

Secretaria de Saúde de Pirenópolis investe em ações de combate à Dengue, à Chikungunya e à Zika

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pirenópolis está a todo vapor com um plano de contingência para o enfrentamento da Dengue, da Chikungunya e da Zika. O manejo do ambiente e uma campanha de conscientização da população, batizada de “Todos juntos, todo dia, contra a Dengue”, estão entre as ações que visam a prevenção, o controle destas doenças e a integridade da saúde das pessoas. “A dengue é evitável, mas precisamos da adesão da população para vencermos essa batalha”, lembra o coordenador de epidemiologia de campo da SMS, César Donizete da Silva.

Atualmente, Pirenópolis encontra-se em nível médio para contaminação e alguns fatores têm contribuído para esse o aumento de casos de dengue, tais como as condições climáticas. “Mas, o principal motivo é a falta de participação da população”, diz o coordenador. Algumas ações, como a aplicação de larvicidas nas casas dos moradores, estão suspensas pela norma técnica nº 1/2020 – GERAPS-18346, devido à situação de pandemia do Coronavírus.

“Entretanto, isso não impede que cada morador faça sua parte”, enfatiza Donizete. Eliminar os focos de água parada está entre as ações consideradas simples e que contribuem para combater o mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. Sendo assim, vale manter os pratos de vasos de plantas com areia, guardar vasilhames com a boca virada para baixo, limpar as calhas dos telhados, manter o lixo sempre fechado e não descartar lixo em terrenos baldios, dentre outras ações.

Arrastão contra a Dengue

A Secretaria de Saúde aumentou o seu efetivo de apoiadores de combate a Dengue para fortalecer a luta contra o mosquito, além de contar com três caminhões para a retirada de materiais descartados inadequadamente pela população e que servem de local para proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Desde o dia 23 de junho, o serviço está sendo realizado nos bairros da cidade. “O carro tem passado pelas ruas dos bairros anunciando a ação e contanto com a colaboração das pessoas”, explica Donizete.

Além dos bairros, outras áreas também fazem parte do cronograma de ação da secretaria, tais como o anel viário e os povoados. “Nesse momento, o mais importante é a adesão da população. Vamos todos fazer a nossa parte. Lembrando que precisamos de todos juntos, todo dia, contra a dengue”, finalizou Donizete.

Conheça os bairros que já foram atendidos pela ação:

Res. Santa Luzia

Jd. Estrela Dalva II   Vl. Teodoro de Oliveira

Jd. Kubitschek

Vl. Francisco de Oliveira  

Vl. Zizito Pompeu

Vl. Marilia

Cond. Quinta do Sol    

Vila Peia

Mato do Sobrado

Vila Boa

Res. Luciano Peixoto

Setor Babilônia

Setor Centro

Vl. Cintra

Parque Jd. Brasilia

Vila Alto da Lapa

Setor Aeroporto

Condomínio Vaga Fogo

Jardim Taquaral    

Park da Estalagem

Vila Godim

Vila R. Godim

Vila Vulpina R. Godinho

Vila Matutina

Vila Pireneus

Vila Pequiquizeiro

Vila Pompeu I

Vila Pompeu II

Condômino Recanto Rosa dos Ventos

Vila Nossa Srª do Carmo

Alto do Bonfim

Vila Neném Jaime

Jardim Estrela Dalva I

Res. Morro Stª Barbara

Jardim Santa Barbara

Vila Santa Barbara

Jardim Pireneus

Vila Nhoonho Godim

Vila José Aires

 Setor Meia Ponte

Próximas etapas

Pente fino nos bairros

Povoados

Rodovias

Aterro sanitário