JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение

Contratos      Receitas     Despesas      Diárias e Passagens      Editais e Processos Licitatórios        balanco geral       Responsabilidade Fiscal       Estrutura Administrativa      Emissão de Nota Fiscal Eletrônica     Sistema Eletrônico de Informação   Ouvidoria     Sistema Único de Saúde de Pirenópolis     Plano Diretor de Pirenópolis Atual


Economia de Pirenópolis

A economia de Pirenópolis esta baseada na extração do quartzito conhecido como Quartzito Goiás ou Pedras Pirenópolis.

A agropecuária, e o turismo também figuram como atividades de grande importância para a cidade. O artesanato, não tão expressivo faz parte das atividades econômicas gerando vários empregos e movimentando a economia local.


Pedreiras

A exploração mineral se realiza na Serra dos Pireneus, onde encontra-se em grande abundância o quartzito micáceo, rocha metamórfica de origem sedimentar, popularmente conhecida como Quartzito Goiás ou Pedra de Pirenópolis . Suas lâminas verdes, amarelas, brancas e rosas, brilhantes por causa da mica, são bastante utilizadas na construção civil, para decoração de pisos, paredes, muros, etc. A exploração desta rocha é uma das principais atividades econômicas do município, gerando centenas de empregos.


Turismo

Turismo Histórico e CulturalNos últimos anos o turismo em Pirenópolis vem ganhando grande importância, incrementando a economia local, trazendo comércio e serviços e gerando grande quantidade de emprego e renda. Os turistas que visitam a cidade são oriundos principalmente de Brasília e Goiânia. Recentemente, a Agetur realizou uma pesquisa para saber o perfil do turista em Pirenópolis. O resultado você pode ver no final da página, fazendo o download do arquivo.

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1989, Pirenópolis está localizada há poucos quilômetros da cidade de Brasília (DF), no estado de Goiás.
A cidade possui curiosidades históricas e culturais e, ao mesmo tempo, locais para práticas de ecoturismo e esportes de aventuras.
Além de tradicionais festas folclóricas e importantes eventos realizados, o visitante encontrará ao redor do município uma natureza exuberante e característica, protegida por santuários de vida silvestre e enriquecida por rios e cachoeiras de grande beleza, além da cordialidade de um povo hospitaleiro e simples.
Suas simpáticas ruas são preenchidas por casarões, prédios e igrejas em estilo barroco. Estas tradições culturais estimularam o desenvolvimento de um original artesanato local, em que se destacam a fabricação de jóias de prata e móveis de madeira. Há ainda o trabalho da fiação de colchas e cortinas e a criação de objetos em barro e pedra.

Gastronomia e Hospedagem

A gastronomia é bastante diversificada com aproximadamente 60 estabelecimentos: com comida goiana caseira, italiana, francesa, árabe, japonesa, histórica de tropeiros, vegetariana e natural. A hospedagem é representada por mais de 100 pousadas, contendo desde uma quarto simples até uma sofisticada pousada com mordomia de hotel 5 estrelas.

Ecoturismo e Aventura

O Ecoturismo cada dia mais frequentado, tem nas cachoeiras seu carro chefe, passando pelos rios, caminhadas pelos cerrados, florestas ciliares, animais silvestres, que podem ser visitados nas RPPNs - Reserva Particular do Patrimônio Nacional, nos Atrativos Naturais ou no Parque Estadual da Serra dos Pireneus (em fase final de implantação). Os Esportes de Aventura são representados em nosso Município pela escalada, montanhismo, rappel, arvorismo, bóia cross, mountain bike, mergulho, canoagem, tirolesa, etc.


Agropecuária

Na atividade agropecuária de Pirenópolis destacam-se a criação de gado para corte, produção leiteira, fruticultura, produção de arroz, cana de açúcar, milho e seringueira e mais recentemente a produção de mandioca


Artesanato

Em várias partes do município, é possível encontrar uma produção artesanal diferenciada, feita com matérias-primas regionais e criada de acordo com a cultura e o modo de vida local. Esta diversidade torna o artesanato pirenopolino rico e criativo.

Cerâmica

O barro é a matéria prima dessa arte, presentes nas mais remotas manifestações culturais.
Sem dúvida, o ofício do ceramista proporciona mais intimidade com a matéria-prima: é tocando e modelando o barro que dá a forma criativa do artesão.

Madeira

A madeira de demolição foi um material muito usado para a confecção de móveis no período colonial, hoje com grande dificuldade de ser encontrado.

Tecelagem

Muito difundida por todo o país, é também encontrada em Pirenópolis. Desde a época colonial tecelãs desenvolviam esses trabalhos para suprirem suas próprias famílias.
Hoje, já com design contemporâneos, as peças feitas em teares manuais estão por todas as residências e se tornaram parte da decoração de interiores.

Máscaras

As máscaras, vendidas durante todo o ano em diversos modelos, são uma marca registrada do artesanato local. Durante as festas do Divino e das Cavalhadas, elas são responsáveis pela profusão de cores e alegria que se espalha por Pirenópolis.

A produção de artesanato, juntamente com o turismo, vem ganhando presença na economia da cidade.
A atividade artesanal que mais se destaca é a produção de jóias em prata, que passou a ser tradição em Pirenópolis desde a década de setenta, gerando centenas de empregos e melhorando a renda per capita da população.


Joias em Prata

Pirenópolis além de seus inúmeros atributos naturais e históricos, hoje se destaca também como a capital das joias artesanais feitas com prata.

A cidade tem aproximadamente 100 ateliês que trabalham com a prata, envolvendo cerca de 300 artesãos. A produção artesanal é feita nos mais variados estilos, montadas com pedras brasileiras como ametistas, topázios, turmalinas, esmeraldas, águas-marinhas e outras pedras originadas de outros países.

A cultura foi trazida no final da década de 70, quando Edson Paranhos (fundador da Central de Reservas), e inúmeros outros visitantes se deslocaram para Pirenópolis em busca de tranquilidade e interação com a natureza.

Lido 1608 vezes