POSTADO EM 08 jun 2021 · Educação · Turismo · educação · pirenópolis · turismo · pirenópolis nosso bem maior · turismo na escola · projeto

Projeto Turismo na Escola valoriza patrimônio histórico-cultural de Pirenópolis

Início do projeto Turismo na Escola se deu nesta terça-feira (8), com o workshop Protocolos Sanitários

A Prefeitura de Pirenópolis lançou o projeto Turismo na Escola. Por meio das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Educação e Saúde, o projeto consiste em um conjunto de ações que visam sensibilizar e promover a conscientização, especialmente dos estudantes, quanto ao patrimônio histórico-cultural de Pirenópolis, permitindo que entendam como o turismo contribui com o desenvolvimento social da cidade e o importante papel que já ocupam neste segmento.

As ações do projeto contemplam oficinas voltadas aos estudantes da rede pública de ensino, capacitação das merendeiras e dos profissionais da limpeza, solidificação da educação empreendedora nas escolas do município, além de visitas técnicas em espaços e empreendimentos turísticos. Para 2022, o projeto ainda prevê a realização da Primeira Feira do Turismo na Escola.

O Diretor de Políticas Públicas, Projetos e Marketing da Secretaria de Turismo, Agnaldo Araújo, explicou que as ações do projeto serão destinadas neste primeiro momento aos profissionais na rede de ensino e depois os alunos serão contemplados. “O Turismo ao ser abordado na escola é capaz de proporcionar aos alunos, quando trabalhado como complemento às matérias ministradas em sala de aula ou como conteúdo propriamente dito, conhecimentos diversos e amplas visões de mundo, permitindo que os alunos se identifiquem com as questões históricas da sua própria cidade”, alegou.

Entre os objetivos do projeto estão: fortalecer o amor e o sentimento de pertencimento à cidade; produzir uma identidade autêntica e de valorização da comunidade local; entender como a Cadeia Turística local se organiza; permitir que sintam-se (independentemente da idade), cidadãos pirenopolinos, e que possuem responsabilidades com a cidade; perceber como o turismo impacta diretamente suas vidas; entender o turismo como uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social; e compreender como podem contribuir com o desenvolvimento turístico da cidade.

Workshop Protocolos Sanitário

A primeira ação do projeto foi realizada nesta terça-feira (8/6). Trata-se do Workshop Protocolos Sanitários, que consistiu em uma atividade intersetorial de sensibilização das equipes escolares sobre as medidas de biossegurança a serem intensificadas para o retorno das atividades presenciais nas Escolas Municipais. “No workshop, os protocolos foram vivenciados de forma clara e apropriada para o dia-a-dia da Escola, com vivências relacionadas aos vários serviços educacionais: acolhimento aos alunos, transporte escolar, merenda escolar, manutenção e limpeza predial”, explicou Márcia Áurea, secretária municipal de Educação.