Radar da transparência

POSTADO EM 27 jan 2022 · Administração · saúde · pets · políticas públicas para animais · ong · piripatas · clínica pública de castração · animais · cães · gatos · zoonoses

Prefeitura quer agilidade na implementação de políticas públicas voltadas para os animais

Em reunião realizada com a ONG Piripatas, nesta quarta-feira (26), o prefeito Nivaldo Melo pediu rapidez na identificação do imóvel que será locado pela prefeitura para implantação da primeira clínica pública de castração animal e informou sobre outras ações que pretende colocar em prática, tendo em vista a promoção da saúde dos pets do município

As representantes da ONG Piripatas, Jaqueline Vidal (presidente) e Andréa Carla de Jesus (veterinária voluntária), foram convidadas para uma reunião com o prefeito Nivaldo Melo nesta quarta-feira (26). Também participaram do encontro representantes das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente. O prefeito solicitou o encontro a fim de saber como estavam os encaminhamentos para colocar em prática as definições da reunião realizada no dia 7 de julho de 2021, quando propôs uma parceria à ONG para disponibilizar serviços de castração de animais gratuitamente. A cargo da Piripatas ficou a tarefa de encontrar um local para a clínica. Os custos com o aluguel e profissionais ficariam a cargo da Prefeitura.

Crédito das fotos: Thales Bruno

Como o local ideal para a clínica ainda não foi encontrado pelas representantes da ONG, o prefeito Nivaldo Melo pediu agilidade, informando que tem a intenção de encaminhar políticas públicas de cuidados com os animais o mais rapidamente possível. Ele ainda apresentou uma novidade: Já estuda a possibilidade de ampliar as ações pensadas inicialmente com uma identificação para cada pet pirenopolino – uma espécie de RG, fornecimento de coleiras anti-doenças e chips.

“O convênio com a ONG é o caminho mais rápido para a implementação de políticas públicas de proteção animal, um passo de grande importância para Pirenópolis. Desta forma iremos promover a saúde dos pets, protegê-los contra maus tratos e resolver o grande número de animais abandonados em nossa cidade, ao mesmo tempo que trabalhamos pela conscientização da população no que diz respeito à proteção animal”, afirmou o prefeito.