POSTADO EM 29 mar 2022 · Cultura · pirenópolis · pirenopolisnossobemmaior · turismo · cultura · louva piri · festival de música

Louva Piri e Orquestra nas Igrejas:Projetos trazem atrações musicais para Pirenópolis

O Festival Louva Piri tem início nodia 1º de abril e propõe dois dias de programação com shows, apresentaçõesteatrais e outras atividades. A partir do dia 8 de abril, é a vez do projeto Orquestra nas Igrejas encantar a cidade

A Prefeitura de Pirenópolis, por meioda Secretaria de Cultura, promove nos dias 1º e 2 de abril o Louva Piri, umfestival com música, teatro e outras atividades com temáticas que abordam a religiosidade. A programação é gratuita, com início às 18h30, na Beira Rio.

A grande estrela do dia 1º de abril éo vencedor do Grammy Latino 2019 na categoria Melhor Álbum de Música Cristã emLíngua Portuguesa, Delino Marçal. Natural de Arapoema, no Tocantins, o artista nasceu em 1986 e mora desde criança em Goiânia.

Delino Marçal

Começou a cantar naadolescência, mas só lançou o primeiro álbum em 2013. Em 2015, ganhou notoriedade com o lançamento do disco “Nada Além da Graça”. Em 2018, com“Guarda Meu Coração”, faturou o Grammy. Dentre suas músicas mais conhecidasestão “Deus é Deus”, “Que amor é esse” e “Sonho Grande”.

No dia 2 de abril é a vez de Diego Fernandes animar a noite com seu repertório de músicas católicas. Cantor,compositor e escritor, ele viaja o país com o #EvangelizaShow, que mistura rock, reggae e worship.

Diego Ferandes

Natural de Itajaí, em Santa Catarina, ele nasceu em 1982, écasado e pai de três filhos. Recentemente, recebeu quatro prêmios no Troféu Louvemos ao Senhor: Melhor Intérprete, Cantor Solo do Ano, Melhor Álbum Rock e Melhor álbum do Ano.

Orquestra nas igrejas
Entre os dias 8 e 12 de abril, asigrejas de Pirenópolis recebem o evento Orquestra nas Igrejas. No dia 8/4, aapresentação fica a cargo da Orquestra Filarmônica de Goiás, às 20h30, na Igreja Matriz. No dia 9/4, às 20h30, a Igreja do Carmo conta com a apresentaçãode Música de Câmara, com Mley Nascimento, Leila Ollaik e Lucas Nascimento. Já o Coral Nossa Senhora da Penha seapresenta no dia 11/4, às 20h30, na Igreja do Bonfim. Fecha a programação nodia 12/4, o Coro e Orquestra Nossa Senhora do Rosário, às 20h30, na IgrejaMatriz.

Festas, religião e tradição
Pirenópolis é um município de grandevocação religiosa, tanto que se destaca cada vez mais dentre os destinosturísticos com este cunho. O Louva Piri abre as festividades que dão início àprogramação da Semana Santa, que começa no dia 8 de abril com uma série deprocissões até chegar no ápice das festividades religiosas cristãs, dentre elasa Sexta-feira da Paixão (15/4), o Sábado Santo e o Domingo de Páscoa (16/4).

O encerramento da Semana Santa, nodomingo, também é o início oficial da principal festa pirenopolina: A Festa do Divino e as Cavalhadas, que vão sendo preparadas para as grandes manifestaçõesque este ano ocorrerão entre os dias 5 e 7 de junho.