Radar da transparência

POSTADO EM 26 out 2021 · Meio Ambiente e Urbanismo · pirenópolis · pirenopolisnossobemmaior · meio ambiente · coleta seletiva de lixo · reciclagem · lixo zero

Coleta seletiva já está em vigor em Pirenópolis

Lançado oficialmente nesta terça-feira (26), o serviço inédito no município já está em pleno funcionamento

A Prefeitura de Pirenópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou nesta terça-feira (26), o serviço de Coleta Seletiva do município. “A coleta é essencial para o município e, além de preservar o meio ambiente, será de grande impacto para a associação de catadores, Cata Piri, que contará com melhores condições de trabalho e de renda”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, César Augusto Triers. Segundo o secretário, esse é apenas o primeiro passo para as mudanças nas políticas ambientais de Pirenópolis. “Temos como meta, e já há tratativas em andamento, eliminar o lixão”, informou.

À esquerda, o secrtário de Meio Ambiente, César Augusto Triers; e à dirieta, o secrtário de Infraestrutura, Corival Jaime.

César Triers lembrou ainda que de nada adianta o esforço com a implantação de contêineres e caminhão de coleta se não houver a conscientização e o envolvimento dos cidadãos. As secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação trabalharão de forma integrada no sentido de orientar à população quanto ao manejo correto dos recicláveis e rejeitos. “Esse é um momento histórico em nossa cidade e de grande importância para a comunidade. Essa é apenas uma semente do que está sendo plantado por esta gestão. Queremos que Pirenópolis seja lixo zero e isso está próximo”, declarou o secretário de governo, Sérgio Rady, que na ocasião representando o prefeito da cidade, Nivaldo Melo.

Para o secretário de Governo Sérgio Rady, a coleta é “apenas uma semente do que está sendo plantado nesta gestão”.

Pirenópolis conta inicialmente com 18 coletores (ecopontos verdes) para lixo seco/ reciclável, além de três outros para dispensa de vidro. Vale dizer que, anteriormente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente instalou uma série de coletores cinzas, destinados ao lixo não-reciclável e próprios para a coleta mecanizada. Nesta fase rumo à uma cidade lixo zero, a comunidade poderá identificar o caminhão da coleta seletiva por meio de uma música. Ele passará em comércios e nos ecopontos.

O que pode ser descartado nos coletores verdes (ecopontos):

·Papelão

·Papel

·Garrafa PET

·Metal

·Lata de alumínio

·Caixa Tetra-Pak

Onde estão os pontos e coleta de resíduos recicláveis:

– Ao Lado Do Colégio Militar

– Ao Lado Da Antiga Biblioteca

– Dois Ao Lado Do Cavalhódromo

– Ao Lado Do Supermercado Rios