POSTADO EM 16 jun 2021 · Administração · Cultura · pirenópolis · pirenopolisnossobemmaior · cultura · theatro sebastião pompeu de pina

Celeridade para as obras de restauração do Theatro Sebastião Pompeu de Pina

Solicitação foi feita pelo governador de Goiás ao Iphan, em solenidade de reinauguração da Torre do Relógio, em Goiânia, realizada na terça-feira (15). Um dos principais espaços das manifestações culturais e artísticas de Pirenópolis foi mencionado, já que está entre os edifícios tombados pelo instituto em Goiás

O secretário de governo de Pirenópolis, Sérgio Rady, participou nesta terça-feira (15) da solenidade de reinauguração da torre do relógio da Avenida Goiás, em Goiânia. Na ocasião, ele representou o prefeito Nivaldo Melo, ao lado do governador Ronaldo Caiado, do prefeito da capital Rogério Cruz, da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Larissa Peixoto e do superintendente do Iphan em Goiás Allyson Cabral, dentre outras autoridades.

Inaugurado em 1942 e com mais de 16 metros de altura, o monumento levou oito meses para ser totalmente restaurado, graças a um investimento de quase R$ 678 mil de recursos do governo federal. A obra envolveu o reforço da estrutura, a recuperação do revestimento em pó de pedra, do piso interno em cimento queimado e da pintura interna; ganhou nova iluminação (externa e interna), além da restauração dos ornamentos geométricos arquitetônicos, característicos do estilo Art Déco. Agora, o relógio volta a marcar as horas e a soar os sinos, resgatando a sua função original.

Torre do Relógio, monumento em Art Déco, em Goiânia. Foto: Acervo do Iphan

“A recuperação de nossos monumentos históricos, símbolos da riqueza cultural de nosso estado, é importante para manter viva em nós nossas memórias e tradições, tudo aquilo constrói a identidade de nosso povo”, comentou o secretário de governo de Pirenópolis, Sérgio Rady. Na ocasião, o governador reiterou, em seu discurso, o pedido para acelerar as obras de restauração do Theatro Sebastião Pompeu de Pina, em Pirenópolis. “Esta é uma obra muito esperada pelo pirenopolino.  Como a cidade tem em si uma veia artística latente, o espaço, assim como o cinema, é importante reduto para as nossas manifestações culturais”, pontuou o secretário.

Theatro Sebastião Pompeu de Pina

Theatro Sebastião Pompeu de Pina. Foto: Pirenopólis.tur.br

Tombado pelo Iphan em 1990, o teatro foi construído em 1899 por iniciativa de Sebastião Pompeu de Pina e por muito tempo foi palco para a rica manifestação cultural da cidade: danças, óperas, peças e espetáculos diversos.  Em 1977, devido ao risco de desabamento, o prédio foi interditado, voltando a ser utilizado somente dois anos mais tarde, após restauração promovida pela Fundação Cltural do Estado de Goiás.  No ano em que completou seu centenário, em 1999, foi totalmente restaurado pelo Iphan. Em 2010, passou por nova restauração, unindo história e tecnologia. Chamado de Entroncamento Cultural (em alusão ao antigo entroncamento das rotas comerciais), o novo espaço, intitulado de Praça dos Quintais, ganhou um anfiteatro, uma cafeteria e um terraço mirante, possibilitando ao visitante apreciar um dos visuais mais belos da Serra dos Pireneus. A intervenção teve como importante ganho a ligação entre o teatro, voltado para o Largo da Matriz, e o Cine Pireneus, voltado para a Rua Direita, por meio dos seus respectivos quintais. As novas instalações, formaram um conjunto cultural com grande potencial para eventos, festivais, encontros, uma verdadeira sala de visita da cidade Patrimônio Cultural.

Obra de restauração

Segundo informações do site do Iphan, “a restauração do Theatro Sebastião Pompeu de Pina iniciou em dezembro de 2019 e está prevista para ser concluída em junho de 2021. Dentre os serviços já executados estão demolições, remoções, desenvolvimento e compatibilização dos projetos executivos. Em andamento: prospecção arqueológica, reforço estrutural e de fundações. Serão executados também os serviços de recuperação arquitetônica integral do edifício, com a reestruturação da fachada frontal, instalações elétricas, hidrossanitárias (incluindo drenagem), climatização, instalações acústicas e cênicas adequadas para o uso do teatro, com espaços acessíveis e equipamentos de prevenção e combate a incêndio. A obra conta com recursos do Iphan no valor de R$ 4,1 milhões.”