POSTADO EM 03 ago 2021 · Administração · pirenopolisnossobemmaior · esporte · mountain bike · ciclismo · raiza goulão · esportenossobemmaior

Ações de incentivo ao esporte são pauta de encontro entre prefeito e atleta

O prefeito Nivaldo Melo e a atleta Raiza Goulão, campeã internacional de Mountain Bike, debateram projetos e ações de incentivo aos esportes para Pirenópolis

Na tarde desta segunda-feira (2), o prefeito Nivaldo Melo recebeu a pirenopolina e atleta de Mountain Bike, Raiza Goulão. O encontro teve como motivação escutar as ideias da atleta para incentivar a prática desportiva em Pirenópolis e, também, reconhecer o importante trabalho que a atleta faz divulgando a cidade. “Quero ajudar as crianças e adolescentes a terem uma vida mais saudável por meio dos esportes, sobretudo a bike. Quero motivá-los a sonhar, a estudar e desviá-los, assim, do caminho das drogas”, disse Raiza.

A atleta enfatizou que Pirenópolis já é, há algum tempo, um destino certo para ciclistas, sendo, em Goiás “a cidade mais propícia à prática do Mountain Bike”. Por isso, sugeriu ao prefeito algumas benfeitorias, tendo em vista a valorização do esporte e dos esportistas. Dentre elas, a colocação de placas de sinalização e a proibição de moto nas trilhas do Morro do Frota, reforço na limpeza do local e a instalação de uma lixeira. O prefeito não só acatou as sugestões como informou que pensa em construir um deck/ mirante para apoio aos ciclistas e para contemplação do cenário (local a definir).

Projetos

O prefeito Nivaldo e Raiza conversaram sobre alguns projetos do plano de governo para o esporte. Por exemplo: A criação de um centro de atendimento e acolhida ao ciclista, a viabilização de um bike park (parque para prática de ciclismo) no Morro do Frota, sinalizado e mapeado de acordo com as distâncias e graus de dificuldade, a revitalização de trilhas e a construção de um pump track, um tipo específico de pista para bicicletas, patins e skate.

Sobre a atleta

Raiza Goulão Henrique nasceu em Pirenópolis, em 28 de fevereiro de 1991. Ela é uma ciclista olímpica brasileira especializada no mountain bike, tendo representado o Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no cross-country feminino do ciclismo. Raiza se tornou bicampeã pan-americana sub-23 ao vencer as edições de Pueblo em 2012 e Tucumán em 2013. No adulto, conquistou a medalha de prata nos Jogos SulAmericanos de 2014 em Santiago.

Representou o Brasil também nos Jogos PanAmericanos de 2015, evento em que ela terminou em 5.º lugar no cross-country. Em 2016, conseguiu vaga para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016 ao terminar a fase de qualificação entre as 20 melhores nações no ranking mundial. Terminou a competição olímpica em 20.º lugar no cross-country feminino. No início de 2017, assinou contrato profissional com a equipe espanhola Primaflor-Mondraker-RotorAjram Racing Team. No mesmo ano, conquistou o tricampeonato Brasileiro de Cross Country Olímpico (XCO). Em 2018, foi campeã do Campeonato Pan-Americano de MTB, em Pereira, na Colômbia, em seu segundo ano de PMRA Racing Team (informações da Wikipedia).