Pirenópolis é roteiro no caminho de Cora Coralina! Resgate da Cultura e História de Goiás e mais desenvolvimento para nossa região.

O Prefeito João do Léo e equipes da Prefeitura de Pirenópolis participaram ontem, 30/01, da Reunião de Acordo de Cooperação Técnica, acertando detalhes do Caminho de Cora Coralina, que tem Pirenópolis como um dos principais pontos de passagem.

O Prefeito João do Léo está confiante que “O Caminho de Cora Coralina” abrirá um leque ainda maior para o desenvolvimento do turismo e da infraestrutura da nossa região, onde os turistas serão muito bem-vindos a nossa cidade e sempre serão convidados para conhecer e apreciar as belezas que nossa querida Pirenópolis pode proporcionar para cada um.

O nome do Caminho reverencia a poeta e contista Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida na cidade de Goiás, em 28 de agosto de 1889, e foi inspirado no famoso Caminho de Santiago da Compostela, na região da Galícia (Espanha), este projeto foi elaborado com o acompanhamento de historiadores da Universidade de Brasília que buscam resgatar a cultura e a história do nosso Estado, onde seguiram o traçado por onde passaram os bandeirantes e exploradores de ouro em terras goianas e outras expedições posteriores, como por exemplo a missão Cruls, do cientista belgo-brasileiro Luis Cruls, que percorreu a região no final do século 19 a pedido do presidente Floriano Peixoto. Serão ao todo 246 quilômetros, passando pelas cidades de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás, São Francisco, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e a Cidade de Goiás.

O objetivo do Caminho de Cora Coralina é proporcionar o lazer e o conhecimento das belezas da região, tanto do ponto de vista dos recursos naturais, onde insere-se também a importância da preservação ambiental, quanto da culinária típica da região. Outros atrativos também são inseridos no roteiro como visitas às ruínas de antigas lavras de ouro, bem como as fazendas históricas da região.