Agricultura Familiar em Pirenópolis é referencia em todo o mundo

O Prefeito de Pirenópolis, João do Léo, participou da Confederação Voz Del Campo, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares, junto ao Sindicato de Produtores rurais do Município e com o apoio da Prefeitura de Pirenópolis.

O evento trouxe para a cidade uma delegação do Chile, com o objetivo de conhecer a prática da produção orgânica e agroecológica da região. Na programação, estavam agendadas visitas a hortas comunitárias, pequenas agroindústrias de base familiar, Instituto de Permacultura IPEC, Fazenda Bom Sucesso, Sítio Florescer, entre outros.

Para Luiz Vicente, Assessor de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares, Pirenópolis está um passo a frente no que se refere ao ideal de agricultura familiar, conseguindo passar a sistematização positiva da produção agroecológico, com produtores do campo produzindo de maneira a oferecer produtos saudáveis e de qualidade.

“O Brasil é referência para América Latina e Caribe na concessão de políticas para agricultura familiar, nós temos um leque de políticas que outros países não têm, então eles vem para o Brasil, vem na Contag, para ver como ela se organiza, como elabora sua forma de reivindicação, como negocia com o governo, como faz o monitoramento das políticas que ela conquista para a agricultura familiar”, explica Luiz Vicente.

O prefeito, João do Léo, falou sobre a importância de receber produtores de outros países em Pirenópolis e da satisfação em reconhecerem a produção agrícola de base familiar na região. Ele afirma que o setor está ligado as raízes, a emoção em produzir a partir da terra e que, por isso, a prefeitura se dedica incondicionalmente a luta e bandeiras levantadas por produtores rurais.

“Pirenópolis permite que os produtores chilenos vejam mais que o associativismo e corporativismo da organização da agricultura familiar, eles também podem ver, na realidade, como os agricultores se organizam, a experiência na produção orgânica, agroecológica, como produzem e vendem os produtos orgânicos e agroecológicos, que atendem o mercado local e Brasília”, fala o Prefeito sobre a escolha de Pirenópolis como escola para o evento.

João do Léo elogiou, ainda, o trabalho da Contag, das Federações, e Sindicado Municipal, ressaltando a eficiência das organizações em conscientizar que é o sistema de agricultura familiar que produz menos impacto ambiental, possui os produtos mais saudáveis e focam em uma produção ecológica.

A Prefeitura de Pirenópolis apoia os Trabalhadores Rurais e Agricultura Familiar!