Prefeitura de Pirenópolis faz parceria com Associação Brasileira de Ortopedia Funcional

O Prefeito, João do Léo, recebeu em seu gabinete a presidente da Associação Brasileira de Ortopedia Funcional, Dra Maria Cristina Buta-Michel, para falar sobre os projetos que a associação pretende desenvolver no município, como o Mastigue Bem Pirenópolis, que reúne pais e crianças para falar sobre a maneira correta de mastigar e os benefícios disso.

O trabalho de conscientização sobre a mastigação já aconteceu no Cemei II. No programa, as monitoras falam sobre a importância de fortalecer a musculatura através do consumo de alimentos sólidos e da respiração correta, evitando uma possível má oclusão decorrente dos maus hábitos.

As ações são parte da colaboração dispensada à população de Pirenópolis em parceria com a prefeitura pela Associação, que nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2018 traz para a cidade a XXIII Reunião Científica da ABOFM (Academia Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares). O evento já tem presença confirmada de palestrantes da Alemanha, Itália, Espanha, Turquia, Portugal, além de profissionais de todo o Brasil.

Maria Cristina explica que um dos objetivos do projeto é a desmistificação sobre o processo de introdução de alimentos sólidos para crianças. Segundo ela, a partir do momento em que a criança já tem todos os dentes é indicado que os pais ofereçam opções mais consistentes como goiaba, cenoura crua, maçã, coco e castanhas.

“Hoje, no mundo todo, crianças de quatro a seis anos já apresentam má oclusão por duas razões, não mastigam alimentos sólidos ou respiram pela boca, a criança que só mastiga coisas moles não desenvolve a musculatura corretamente.Para que ela tenha um bom desenvolvimento da arcada, é fundamental a amamentação e durante a introdução alimentar que seja dado, gradualmente, alimentos mais consistentes”, afirma a presidente da Associação.

A prefeitura incentiva o interesse que grandes eventos apresentam em ter Pirenópolis como sede, mas acredita, acima de tudo, na possibilidade de dar um retorno à população a partir de acontecimentos como reuniões científicas e congressos. As ações da ABOFM continuam, mais informações ou dúvidas sobre o projeto podem ser esclarecidas com a Secretaria de Educação, (tel) 3331- 3709.