II Seminário Vigilantes do Planeta Terra

O prefeito, João do Léo, participou na manhã dessa terça-feira, dia 17 de outubro, do II Seminário Vigilantes do Planeta Terra, uma iniciativa da Escola Pireneus que busca envolver as crianças em temas relevantes na sociedade através de pesquisa.

Durante todo o ano, alunos da educação infantil ao 6º ano fizeram o trabalho de vigilantes, pesquisando e desenvolvendo atividades sobre temas como a educação, saúde, alimentação, fauna, flora, habitação e outros. O projeto é uma ação multidisciplinar, desenvolvido por todas as matérias da grade curricular.

O resultado desse trabalho é o Seminário dessa manhã, onde 76 crianças apresentaram para políticos e governantes os resultados da vigilância realizada acerca dos temas, explorando suas conclusões e cobrando mudanças.
O Prefeito, João do Léo, convidado de honra do evento, falou sobre a importância de prestigiar a ação, “esse é um projeto completo, que envolve construção acadêmica e pessoal, possibilitando as crianças a se aprofundar em questões sociais e extraírem seu próprio ponto de vista sobre aspectos negativos, levar esses pontos ao conhecimento da administração municipal traz para as crianças um senso importante de responsabilidade com o meio”.

Após a explanação das pesquisas e conclusões que aconteceram durante o Seminário, começa a segunda etapa do projeto, com o nome “Construindo um mundo melhor”, onde as crianças fazem um balanço do Seminário junto aos orientadores e expõe na última feira do ano organizada pela escola, no mês de dezembro.

A Coordenadora pedagógica da educação infantil e primeiro ano da escola Pireneus, Sinara Barbosa, agradeceu o incentivo e envolvimento da prefeitura no projeto e pontuou, ainda, os efeitos da atividade no comportamento dos alunos, “As crianças estão dando para os adultos um exemplo melhor do que os adultos dão para as crianças. Tem crianças que chamam atenção dos pais sobre fumar, sobre jogar um cigarro na rua, elas têm consciência dos danos que isso causa a saúde e ao meio ambiente”, diz a Coordenadora.

O prefeito, João do Léo, compôs a mesa acompanhado do Secretário de Meio Ambiente Luís Triers, Diretor de agricultura familiar Liberalino de Oliveira, Secretário de saúde Junior Capela, Secretário de Infraestrutura Ozair, Secretária de Educação Tereza Caroline, Secretário de Cultura Carlos Aberto Rego, Vereador Joassi Figueiredo, Secretário de Meio Ambiente de Anápolis, Antônio El Zayek, Dr. Victor Figueiredo e Patrícia.