Educação Ambiental

Convidada pelo Colégio Estadual Christovam de Oliveira, a Prefeitura de Pirenópolis através da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, promove palestra de educação ambiental. Parte da proposta da gestão, o encontro levou para a sala de aula temas diversos sobre o Meio Ambiente. Foi apresentado o Artigo 225 da Constituição Federal que trata da preservação e do caráter coletivo do meio ambiente, mostrado os impactos sobre o meio ambiente e apresentação das riquezas naturais da fauna e flora de Pirenópolis.

O Secretário de Meio Ambiente, Luiz Triers, ministrou a palestra para 60 alunos e afirma a importância e o dever da prefeitura de fomentar a união da educação e meio ambiente dentro das escolas. Segundo o prefeito, João do Leo, estabelecer um circuito de palestras levando a consciência e apreço pelo meio ambiente é fundamental para a educação de crianças e jovens, visto que Pirenópolis é abraçada pela diversidade ambiental.

A discussão sobre os impactos ambientais vem em momento oportuno, pois com a seca a cidade tem sido vítima, diariamente, de focos de incêndio em seu perímetro urbano e é necessária a contribuição de toda a população local e flutuante para evitar o fogo, que ameaça a vegetação e animais silvestres. O Secretário de Ambiente lembra que o clima está favorável para a rápida propagação de incêndios e que a baixa umidade do ar já prejudica a saúde pública e que as queimadas diminuem ainda mais a qualidade do ar, aumentando os casos de doenças respiratórias.

O secretário alerta, ainda, que a topografia acidentada do município dificulta a ação do corpo de bombeiros, chegando a locais inacessíveis ao ser humano. Destaca também que proteger o Meio Ambiente é dever de cada cidadão, e que a união entre a comunidade e o poder público na defesa do meio ambiente é fundamental para a busca pelo desenvolvimento responsável e com respeito pelo meio ambiente.

Faça sua parte e para qualquer denúncia entre em contato com o Corpo de Bombeiros ou Secretaria Municipal do Meio Ambiente.