JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 628

Goiás Mais Competitivo atua em Pirenópolis

Aconteceu nessa quarta-feira, dia 2 de agosto, o primeiro encontro do programa Goiás Mais Competitivo. Pela primeira vez em ação dentro das unidades de saúde de Pirenópolis, o programa pretende reorganizar toda a atenção primária no estado. A iniciativa é uma organização do Conas (Conselho Nacional dos Secretários da Saúde), da Secretaria Estadual de Saúde e da Regional de Saúde Pireneus.

Segundo Andréia, uma das responsáveis pelo evento, trazer o programa para Pirenópolis é resultado do destaque que a cidade vem apresentando nos últimos seis meses em Atenção Primária dentro dos PSF e UBS. Ela explica que a saúde municipal passa por uma Classificação Manchester de atendimento, e a cidade tem obtido resultados satisfatórios sob esses critérios.

Pirenópolis foi escolhida como piloto para implementar o que será reproduzido em Cocalzinho e Corumbá. No primeiro momento, logo pela manhã, o projeto foi apresentado para os representantes da Saúde na região, E contou com a participação de Robson Braga, do Ministério da Saúde, referência estadual do Programa Mais Médicos, Ana Maria Ázara, Coordenadora Geral Regional de Saúde Pirineus, e Ângela Leite, tutora do Conas.

O programa Goiás Mais Competitivo começa a agir pela unidade de saúde do Alto do Bonfim, a escolha aconteceu pelo alto fluxo na unidade e as demandas da população na atenção primária. As atividades já começaram no local a partir das 13h de hoje.

O programa pretende trazer para a cidade outros suportes no atendimento em saúde pública, como o trabalho de prevenção e tratamento para alcoolismo e tabagismo, e auxílio em obstetrícia emergencial.