Prefeitura faz balanço das Cavalhadas

As Cavalhadas terminaram na última semana, em Pirenópolis, terceira no Circuito das Cavalhadas, que conta com mais sete eventos pelo Estado de Goiás entre os meses de junho e setembro.

O Prefeito de Pirenópolis, João Batista Cabral (João do Léo), fala da importância de fomentar essas que são uma das mais antigas manifestações folclóricas e religiosas de Goiás. "É fundamental reconhecer e prestigiar as Cavalhadas desses 11 municípios que integram, hoje, o Circuito das Cavalhadas", diz ele.

Em Pirenópolis

Em Pirenópolis, as Cavalhadas aconteceram entre os dias 4 e 6 de junho e contou com mais de 60 mil visitantes nos três dias de festa.

Estiveram presentes, o Governador do Estado, Marconi Perillo, e a Primeira Dama, Valéria, nos dois últimos dias de evento; O Vice-governador, José Éliton; O Senador da República, Ronaldo Caiado; Deputados Federais, Giuseppe Vecci e Fábio Souza; Marlúcio Pereira, Deputado estadual; Secretários, Thales Barreto e Raquel Teixeira. 17 embaixadores e mais de 15 prefeitos.

Para João do Léo tamanho prestígio nada mais é que resultado do trabalho, "Para que a festa aconteça em sua mais linda forma, é necessário não só incentivar, mas estruturar, e trabalhamos muito por isso, com o apoio do governador, conseguimos atrair olhares de admiração do mundo todo pela tradição pirenopolina", Afirma.

Para os dias de festa, houve o aumento de mais de 300% do efetivo de policiais na cidade. Lixeiras foram distribuídas no campo e arredores com maior circulação de pessoas, a prefeitura realizou, ainda, parceira com catadores de material reciclável, a fim de otimizar a questão do lixo.

A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura cuidou dos reparos e confecção das vestimentas dos grupos folclóricos; Na educação, a produção de flores de papel e verônicas, a elaboração de caixas da Banda de Couro com a aprendizagem dos toques musicais, as apresentações artísticas que envolveram as Pastorinhas, os Cavaleiros Mouros e Cristãos, os Mascarados e a Folia, tornaram didática a tradição cultural de Pirenópolis.

Como resultado da ação, aconteceu o desfile na abertura oficial das Cavalhadas, com a participação de mais de 100 crianças e o apoio da comunidade escolar e da sociedade, que prestigiou as apresentações. O projeto tem continuidade com a valorização dos saberes e fazeres das tradições locais, o estudo do patrimônio arquitetônico, histórico e natural.

Para o campo das Cavalhadas, foi refeita a cobertura em brita da entrada, os refletores foram recuperados. A estrutura elétrica para o funcionamento das "barraquinhas" foi restaurando. A prefeitura solicitou, junto à Saneago, tonéis de água para a população e realizou a limpeza diária dos camarotes e arquibancadas.

Fazendo um balanço positivo das festividades durante as Cavalhadas, o prefeito, João do Léo, reafirma seus agradecimentos aos colaboradores e à população que, segundo ele, é o que faz a festa acontecer.

Cavalhadinha Mirim

Ainda em clima de festa, vale lembrar que acontece, nesse final de semana, entre os dias 16 e 18 de junho, as Cavalhadinhas da Vila Matutina, evento que ajuda a ensinar desde cedo às novas gerações o valor da tradição.