TCM mobiliza gestores de 38 municípios para Encontro Técnico em Pirenópolis

Pirenópolis recebeu ontem (04/05), no auditório da Universidade Estadual de Goiás - UEG, o 2º Encontro Técnico Regional do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM. O intuito é capacitar para uma gestão de qualidade.

O presidente do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro, ressaltou para os mais de 200 participantes do Encontro Técnico Regional de 2017 na abertura solene, que "Dinheiro público deve ser aplicado corretamente para melhorar a vida da população”.

O evento marca uma das grandes ações preventivas que o tribunal realiza até junho no Estado. Até agora 600 gestores foram capacitados.

Na próxima semana (dia 9/5), o TCM vai a Ceres, depois para Ipameri, Santa Helena e Trindade. Jussara abriu os Encontros Técnicos Regionais deste ano.

Prefeitos, vereadores, secretários e servidores públicos compareceram ao evento, que tem como principal objetivo levar aos gestores informações para a capacitação em gestão pública. “Não queremos punir os gestores, por isso o investimento na capacitação”, concluiu o presidente Joaquim de Castro. O trabalho de aproximação do órgão junto às prefeituras foi destaque também na fala do conselheiro-diretor da 3ª Região, Sebastião Monteiro. O procurador-geral , José Gustavo Athayde, apontou o importante papel do Ministério Público de Contas para o trabalho de fiscalização da gestão municipal.

O Prefeito João Batista Cabral (João do Léo), falou da parceria com o TCM, que para ele trará resultados positivos para as administrações.

João ressaltou que os gestores precisam desse contato com o tribunal para gerir o bem público, porque a lei é complexa e exige dos gestores um grande conhecimento,que encontro como esse nos proporciona, afirmou o prefeito de Pirenópolis, João Batista Cabral. Planejamento as ações, desenvolvimento sustentável, obrigatoriedade da municipalização do transito, limpeza urbana, contratação temporária e cargos em comissão foram os temas tratados nas palestras durante o encontro.