Visita ao Sítio Semente, modelo em Agricultura Sintrópica

A prefeitura de municipal realizou através da secretaria de meio ambiente e agricultura em parceria com sindicato do trabalhadores da agricultura familiar, visita técnica a Sítio Semente, que é modelo da agricultura sintrópica, onde levou 12 produtores rurais para aprender um pouco mais sobre essa modalidade de plantio sustentável.

A começar pela palavra que soa um tanto estranho aos ouvidos, sintropia é definida no dicionário brasileiro como “elemento que contribui para o equilíbrio organizacional” e é o oposto de entropia, que é a medida do grau da desorganização que acontece em um sistema.

Tal definição vale também para o meio agrícola, a agricultura sintrópica se baseia no princípio de plantio em que espécies arbóreas são plantadas junto a culturas agrícolas, como verduras e legumes, ou seja, qualquer consórcio agrícola que misture espécies lenhosas com herbáceas e anuais. Na agricultura Sintrópica os processos são o mais importante e pensados de uma maneira a serem otimizados.

Desenvolvida por Ernst Gostch, seu objetivo é a construção de um sistema independente de insumos externos, assim como funciona a natureza em uma floresta. A agricultura sintrópica desenvolvida por Götsch apresentam uma essência simples e complexa ao mesmo tempo. Simples porque ela trabalha em consonância com a natureza. Complexa porque, para praticá-la, o agricultor precisa se desprender de conceitos clássicos. “A agricultura sintrópica implica produzir alimentos seguindo a lógica natural do sistema com amor incondicional pela vida”, diz Götsch. “Todos os seres que nascem neste planeta têm uma função: os animais, o solo, a água, o vento. Nós, homens, também nascemos como parte do sistema e das funções. Devemos trabalhar agindo em favor dela, e não contra, como tem acontecido ao longo de milhares de anos.” Para Gostch, a forma como os seres humanos vêm tratando a natureza e praticando a agricultura no decorrer dos anos, resultará em carência de alimentos muito em breve.