Curso de Capacitação dos Professores

Teve início na tarde de ontem (11/05) o Curso de Capacitação dos Professores que está sendo realizado com a parceria entre a Prefeitura de Pirenópolis através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria da Educação, A COEPI (Comunidade Educacional de Pirenópolis) e o IBAMA Goiás através do CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres).

Na abertura do Curso ocorreram palestras dos biólogos do IBAMA Leo Caetano e Luiz Alfredo, com informações sobre o que são animais silvestres e animais domésticos, diferença entre animais nativos e animais exóticos, além de informações sobre a história e evolução da legislação de crimes ambientais e como adquirir e criar animais silvestres legalizados pelo IBAMA.

A proposta é formar educadores para que sejam disseminadores da educação ambiental com as crianças das escolas municipais que são o futuro da nossa cidade.

No início foram identificados os professores que já são mais adeptos à educação ambiental para posteriormente aumentar para outros professores. O encontro reuniu 16 professores da cidade e zona rural, além da coordenação pedagógica da Secretaria de Educação.

Participaram da abertura, Luiz Triers, Secretário de Meio Ambiente e Agricultura; Tereza Caroline, Secretaria de Educação; Rogério Dias, Coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da COEPI; Leo Caetano F. da Silva, Biólogo Analista Ambiental do IBAMA e Luiz Alfredo L. M. Baptista, Biólogo Analista Ambiental e Responsável pelo CETAS - IBAMA.

Realização: IBAMA/NEA/CETAS - Núcleo de Educação Ambiental / Centro de Triagem de Animais Silvestres – COEPi – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação de Pirenópolis.
Carga Horária: 20h

Programação:
11/05/2017 (13h-17h) – Palestra equipe IBAMA/NEA/CETAS: Conceitos fundamentais sobre a temática de conservação de fauna; Regras básicas aplicadas a fauna silvestre; Tráfico de Animais Silvestres
Local: Centro Municipal de Artes e Música.

18/05/2017 (13h-17h) – Palestra equipe IBAMA/NEA/CETAS: Fauna silvestre; CETAS: o que é isso?; Educação Ambiental aplicada nas escolas
Local: Cine Pireneus.

25/05/2017 (13h-17h) – Visita monitorada ao museu de ciências Oca da Terra da COEPi. Palestra sobre a fauna silvestre de Pirenópolis.
Local: COEPi.

31/05/2017 (13h-17h) – Visita à sede do IBAMA/CETAS em Goiânia.
09/06/2017 (8h-10h) – Atividade Extra (OPCIONAL)
Visita à RPPN Vagafogo. Evento de soltura de animais silvestres.

15/06/2017 (13h-17h) – Seminário dos participantes – Materiais e Métodos de Multiplicação. Local: será divulgado posteriormente.