Novo Mais Educação

Nesta tarde (27/03), a Secretária de Educação, Tereza Caroline Lôbo, reuniu-se com as diretoras das escolas municipais que irão participar do Programa"Novo Mais Educação". As escolas são: Geraldo de Morais, Dom Emmanoel, Professora Olívia Conceição de Pina, Luciano Peixoto e Educandário Dom Bosco. Ainda esse mês programa será estendido para as escolas do campo, onde será coordenado pelos Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação.

As escolas são cadastradas, e escolhem 03 agentes aplicadores para administrar o programa. O Articulador, é quem entra no cadastro e escolhe a opção das oficinas; o Mediador, é aquele que realiza o acompanhamento pedagógico das atividades da ampliação da aprendizagem; e o  facilitador, é quem que aplica as oficinas.

O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação para melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da
ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.

Em 2017, o Programa será regido pela Resolução FNDE nº 5 de 25 de outubro de 2016 e implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática e do desenvolvimento de
atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional.

O objetivo do programa é melhorar a alfabetização, ampliação do letramento e o desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico; redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; ampliação do período de permanência dos alunos na escola.